o grupo

O ¿por quá? é mais um grupo de dança.

O grupo se configura como um espaço-ação independente e autônomo, de pesquisa e experimentação da dança como realidade estético-sensível em uma compreensão crítico-social deste processo na atualidade. Curiosidade e investigação. Um olhar contemporâneo de dança primando pela investigação dialética e contraditória e pela dança-acontecimento.

O próprio nome diz bastante do seu perfil. Um questionamento feito à dança, todavia, de forma diferente... É esta dança que sempre se buscou no grupo, uma dança curiosa, que (se) questiona, interrogando até a interrogação. Entretanto as questões surgem de forma lúdica, leve e não conservadora. O nome ¿por quá? veio da sonoridade diferente e engraçada desta expressão e não do por quê em francês. E o símbolo espanhol veio como um interrogar também de forma não convencional. Isto reflete uma composição híbrida de dança e de grupo e também o vácuo profícuo de suas fontes, apresentando questionamentos-danças peculiares e contraditórias.

O ¿por quá? surgiu como um grupo de caráter experimental no ano de 2000 na ESEFFEGO/Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás, a partir da necessidade de maior conhecimento e pesquisa acadêmico-artística em dança na cidade de Goiânia. Coordenado pelos professores mestres Luciana Ribeiro e Adriano Bittar, era formado predominantemente por universitários e tinha como principais objetivos a democratização da experimentação artística e a busca da autonomia celebrativa da dança.

Atualmente o grupo é composto por professores de dança da Secretaria Estadual e Municipal de Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG. Seus integrantes hoje se dedicam e defendem a importância da presença de professores-artistas no contexto educacional das artes, tanto nas escolas como em espaços da educação informal. Trabalha com quatro eixos principais que são: espetáculos, performances, oficinas e palestras.